quinta-feira, 25 de junho de 2009

A massinha na educação infantil

http://www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes.php?codigo=377

A massinha, material tradicional da educação infantil, pode ser usada de um jeito - ou com um discurso - diferente. Lembro-me, há uns anos, de visitar, na galeria da escola de Belas-Artes da Ufmg, uma exposição da saudosa e minha querida professora de escultura Liliza Mendes. Não estavam sendo apresentados apenas trabalhos dela. Porém, as esculturas "continentes", feitas por ela, me impressionaram pela simplicidade e, ao mesmo tempo, pela força e beleza conceitual. Ela produziu, com o aperto de suas mãos, volumes com argila e gesso. Com esse aperto, imprimiu a textura, linhas e volumes das mãos que se fecham e comprimem.

Pensando no trabalho de Liliza, trabalhei com as crianças e com massinha de um jeito e com uma conversa diferente. Elas apenas apertaram as massinhas e observamos que, após o aperto, aquele material molinho e conhecido estava cheio de linhas e fundos. Algo tão simples, mas pronunciado, revelado, pareceu, para as crianças, uma mágica. Com curiosidade e atenção, os olhos percorreram os volumes impressos pelo movimento de cada mão.

E é tão gostoso apertar massinha!!!!

Em breve, disponibilizarei por aqui as fotos das esculturas da meninada.

3 comentários:

  1. Cristina,
    Eu quero apertar massinha!
    Que delícia, é tão bom brincar com massinha e modelar muitas coisas boas!!!
    Beijos.
    Sil

    ResponderExcluir
  2. É, Sil, massinha é uma delícia! E o cheirinho? Na massinha, está impressa também o que houve de bom em minha infância. Esse material é parte de minha estrutura. Aperte a massinha, sim! Veja as marcas, os volumes. Desfaça, faça de novo - o toque, o aperto, o uso das mãos é algo fabuloso e, para mim, essencial.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Bah, guria! Adorei teu blog! Sou aluna da Licenciatura em Artes Visuais da UFGRS e estava fazendo uma pesquisa para a disciplina de Laboratório de Criação de Material Didático quando te achei por estas bandas. Gostei dos textos e as idéias para trabalhar com Educação Infantil! Muito bons mesmo!

    ResponderExcluir